Por que as mulheres pedem tantas desculpas?

culpa-feminina-mulheres-pedem-desculpas-demais-pantene-sorry-not-sorry

 

  Sua vida é um anarquia de desculpas? Você pede desculpas por simplesmente existir, por respirar, por estar ou não estar, por querer ou não querer, por seus gostos, suas preferências e seus desejos. São tantas desculpas e renúncias que você nem consegue mais chegar perto de alguém para conversar, se já não começar a frase com a palavra “desculpa-me”.

  Você acredita que viver pedindo desculpas é ser educada, amável, bem do jeitinho que a ensinaram quando era criança. Porém, você não compreende que esse tipo de postura cria em sua vida uma série de insatisfação, desvalorização e falta de respeito por todos os lados.

  Um dos assuntos mais abordados nas páginas é como as mulheres sentem culpa por absolutamente tudo. Grande parte disso, tem a ver com o ato da gente viver numa sociedade machista* que incentiva a insegurança na mulher de diversas formas. Então, a PANTENE acaba desenvolvendo desde cedo uma postura maternal, dando continuidade à campanha #ShineStrong pedindo que as mulheres parem de pedir desculpas.

  vídeo “Not Sorry” (Sem culpa, em tradução) mostra uma série de acontecimentos em que as consumidoras se desculpam por qualquer coisa. As cenas apresentam como o ato desprezível e enfraquecendo a postura feminina dentro de casa, em público e em locais de trabalho.

  Primeiro, achei encantador a ideia que a Pantene tenha compreendido e transmitido um pouco mais sobre o comportamento em transformação das mulheres (igual a Dove), em busca de mais auto-confiança e direitos iguais não só no papel ou em uma embalagem, mas realmente nos lembrar que não somos culpadas por tudo. Que não precisamos pedir desculpa o tempo todo, não precisamos agradar todo mundo, não estamos sempre atrapalhando alguém. É sempre bom lembrar, porque muitas vezes, a gente – ou o mundo – esquece.

 

Trecho dPostagem 

 ” …Quando praticar qualquer falta,

Procure remediá-la e não desculpá-la… “

 — François La Rochefoucauld

Anúncios

2 comentários sobre “Por que as mulheres pedem tantas desculpas?

  1. Olha, tem um mooonte de coisas em mim que eu não gosto e que só atrapalham minha vida, a começar pela minha timidez (argh!). Mas acho que tudo pode se reverter, não tentando ser outra pessoa, mas sim buscando um “eu” cada vez melhor. O problema é que pra melhorar alguma coisa, a gente precisa primeiro aceitar que a gente é assim, e isso é muito difícil… Emfim, adorei esse trechinho, concordo com cada parte dele!
    xoxo

Obrigada pela visita e volte sempre ♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s