EXTRAORDINÁRIO :: R.J.PALACIO

 Claro que,depois de ver milhares de resenhas (extraordinárias) sobre o livro Extraordinário (lançado pela Intrínseca),eu precisava lê-lo rapidamente! Nunca o nome de um livro combinou tanto com seu conteúdo. A história do querido August Pullman nos comove e nos fazem querer sempre mais!

Imagem

 

TÍTULO: EXTRAORDINÁRIO
AUTOR: R.J.PALACIO
PÁGINAS: 320
EDITORA: INTRÍNSECA
NOTA: 5/5.   :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: 
Imagem
  Um livro comovente e lindo que conta a história de August Pullman ou Auggie, como é chamado,um menino de 10 anos que mora com os pais, a irmã e sua cadelinha. Super fã de Star Wars. Nunca frequentou uma escola por conta das diversas cirurgias que ele já faz desde que nasceu,nasceu com uma síndrome genética, o que deixou seu rosto todo deformado, ao longo do livro há partes que o descrevem, como ele ter os olhos 2 cm abaixo de onde deveriam estar, assim como as orelhas, que parecem couve flores, sem cílios, sem sobrancelha, e por aí vai.Por ele ser assim, seus pais decidiram o educar em casa, mas como foram se limitando, não tendo mais conhecimento a repassar, decidiram o matricular em uma escola, algo que August não gostou nem um pouquinho.
Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu. Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior. (página 11) “
 Na escola obviamente ele vai enfrentar muitos obstáculos, ‘MUITOS MESMOS’,então Auggie tem uma super tarefa nada fácil pela frente: Convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.O diretor da escola,o Sr. Buzanfa é super legal e receptivo e convida três alunos antigos para mostrarem o colégio á Auggie e fazê-lo se sentir aceito. Com menos receio e pensando em ter uma nova vida, Auggie aceita a proposta de sua mãe e começa o quinto ano em uma escola normal, com aulas normais, professores normais e alunos normais.August vai perceber que a amizade é capaz de ir muito, muito além de qualquer aparência. Dizem que não se pode julgar um livro pela capa, então, por que julgar um menino pela cara?
 A história vai descrevendo as diversas situações que o protagonista precisa enfrentar e superar,tem passagens lindas e emocionantes. Eu fiquei encantada em como Auggie evoluiu do primeiro capítulo até o último. “Ele que ainda se sentia o bebê de casa, no final já estava implorando pros pais não o beijarem em público para não queimar o filme com a galera!” Sem falar em como todos os personagens principais são igualmente importantes na história e como todos eles aprenderam algo e amadureceram também. Eu acho que até eu aprendi muito com esse livro, e isso é realmente muito gratificante.
- MAIS GENTIL QUE O NECESSÁRIO – REPETIU.
  Que frase maravilhosa, não é (?) Mais Gentil Que O Necessário. Porque não basta ser gentil. Devemos ser mais gentis do que precisamos. Adoro essa frase, essa ideia, porque ela me lembra que carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza.Narrado da perspectiva de August e também de seus familiares e amigos como: Olívia (irmã), Julian (namorado de Olívia), Miranda (amiga de infância de August e Olívia), Summer (primeira amiga de August na nova escola) e Jack (novo melhor amigo de August).
Imagem
  Com um humor cativante, uma consciência de si mesmo muito grande e uma doce inocência,Extraordinário é um daqueles raros livros que todas as pessoas deveriam ler. Escrito de uma forma doce e absolutamente adorável, do ponto de vista de crianças, Palacio explora um tema que é um grande tabu – e também uma grande verdade em nossa sociedade:O Preconceito. É um daqueles gêneros que faz com que a gente se sinta na pele do personagem. Acho que essa sensação fica ainda mais evidente quando você, de alguma forma, passou por alguma situação de bullying no colégio, ou quando você se sente diferente de alguma maneira dentro de um grupo. E também um tapa na nossa cara quando erramos e julgamos o livro pela capa.A mensagem, de bondade, esperança e carinho, é pra crianças, adolescentes e adultos. Além do mais, é um daqueles livros que você mal acaba de ler e quer se inteirar de tudo o que a internet produziu sobre ele.
  Extraordinário é uma história que emociona e que nos mostra, através da inocência das crianças, como pequenas ações podem mudar a vida de alguém: o estender de uma mão, um sorriso, um abraço de aceitação ou um toque conforto. Com quantos ‘Augusts’ você não tromba todos os dias? Pode ser que ele não tenha o rosto deformado, mas pode estar simplesmente precisando de um ombro amigo. De uma palavra de encorajamento. Pode estar simplesmente precisando de uma chance para mostrar do que é capaz. Porque, como o próprio August diz, “Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”
Trecho dPostagem  
EU ADORO HALLOWEEN,
É O ÚNICO DIA DO ANO EM QUE TODOS USAM MÁSCARAS,
E NÃO APENAS EU.
AS PESSOAS GOSTAM DE FINGIR QUE SÃO MONSTROS,
ENQUANTO EU TENHO QUE PASSAR O ANO TODO FINGINDO QUE NÃO SOU UM.

 

Beijos Drafts of geovana

 

Anúncios

4 comentários sobre “EXTRAORDINÁRIO :: R.J.PALACIO

  1. Li esse livro ano passado e me encantei totalmente com a história. Gostei principalmente do Auggie, que não se deixava abater completamente, sempre tentando ver a coisa pelo lado mais positivo.
    Acho que a R. J. Palacio foi mestre ao escrever o livro com mais de uma perspectiva pois deu para perceber como as pessoas que tinham contato com o Auggie se sentiam e agiam. Foi maravilhoso! E de quebra, me fez refletir sobre a vida, como eu me comporto e o modo como a enxergo.
    Enfim, adorei sua resenha =)

    Beijos,

  2. A autora conseguiu equilibrar bem a narrativa que poderia ficar pesada devido ao tema ou boba devido aos “narradores”. Não foi nem uma coisa nem outra. É um livro leve, mas com uma mensagem linda.
    O fato dos capítulos serem curtos dá muita agilidade. A leitura fica muito dinâmica, tanto que li em apenas um dia. Adorei que o livro é dividido em partes, com pontos de vista de vários personagens diferentes. Isso agrega muito à história. Sempre é bom conhecer todos os lados.
    Sobre a mensagem, não existe discussão: é um tema lindo que foi muito bem abordado. Foi impossível não derramar umas lágrimas. Não por ser triste e dramático, mas por ser simplesmente belo.
    Me encantei demais pela história!

    “Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.” ~ mantra para a vida!

  3. “Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, por que todos nós vencemos o mundo.” WOOOW, com certeza me encantei por essa frase e pelo livro! Vou até adicionar na lista de livros pra 2014, deve ser extraordinário mesmo! Adorei a resenha!
    Beijos

Obrigada pela visita e volte sempre ♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s